sábado, 6 de abril de 2013

Gentle Giant - Gentle Giant (1970)


Essa é uma daquelas bandas em que ao ouvir um disco por completo dificilmente você se sentirá indiferente. Causa sensações, boas ou ruins ou estranhas, mas não indiferença. Meu primeiro contato com a banda foi em uma época que eu estava ouvindo bastante coisas do Frank Zappa. Como sempre via o Gentle Giant nos blogs por onde pesquisava pelo Mr. Zappa acabei me interessando e conferindo um disco desta banda, que não me lembro mais qual (acho que foi o The Power And The Glory). Depois de uma audição fiquei com aquela sensação de "que porra é essa?" e deixei a banda na geladeira por um bom tempo.

Mas, como a própria banda deixou impresso em um de seus discos, "Adquirir o gosto é a segunda fase do prazer sensorial". Pois bem, foi o que aconteceu comigo, e posto aqui o primeiro disco lançado por essa grande banda do rock progressivo. No formato de sexteto (três irmãos) a banda era composta só por multi-instrumentistas, super feras.

Nessa estréia a banda deixou registrado seus primeiros clássicos. E todos os genes da complexa obra que viria a seguir já podem ser aqui conferidos (pitadas de rock, jazz, música clássica, folk, avant-garde e música medieval).

O que falar de cada uma das  7 faixas? O início de "Nothing At All" é uma bela balada melódica de fazer lembrar o Crosby, Stills & Nash, mas lá pela metade brota um hard rock de primeira. Outro belo hardão é "Why Not", essa talvez, a mais acessível do disco a ouvidos menos acostumados com progressivo. "Alucard" é uma tremenda viajem ao melhor estilo do rock prog; já a segunda faixa, "Funny Ways", se tornou um 'hit' da banda, com um começo bem à la música clássica, se tornou obrigatória nos shows - interessante de conferir a atuação ao vivo com as trocas de instrumentos ao logo da canção vídeo.
E essa capa meio bizarra deste primeiro LP viria a se tornar uma marca da banda. 


Ouvi aí

2 comentários:

  1. Progressivo de qualidade extrema! Vale a pena ouvir!
    Gosto muito do 'In A Glass House' e do disco que tem a arte da capa feita por Roger Dean, 'Octopus'!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, o 'Gigante' realmente tem ótimos discos! Uma curiosidade, uma vez em que o Regis Tadeu participou do Programa do JÔ ele acabou apresentando o Gentle pro Jô. Se não me engano até foi com o disco 'In A Glass House', acho que tem no YouTube esse entrevista.

    ResponderExcluir