sexta-feira, 29 de março de 2013

Rush - 2112

Na minha bagunçada biblioteca musical do computador tenho uma pasta que se chama "Dinossauros". Lá estão aquelas grande bandas, que dispensam quaisquer apresentações, ex: Beatles, Stones, The Who, entre outras. E entre essas outras estão os canadenses do Rush.


O Rush, como disse acima, é uma dessas bandas que dispensa apresentações, mas vale comentar um pouco a história deste álbum que disponibilizo abaixo. O 2112 é o quarto disco do trio e foi o que colocou a banda em evidência nos anos 70 (se ele não tivesse sido lançado, talvez o trio canadense não estaria na minha pasta dos dinossauros).
Um fato curioso é que o álbum anterior, Caress of Steel, não tinha tido sucesso comercial, e a gravadora esperava e cobrava do Rush um álbum melhor nesse a$pecto. Aí eles vieram com 2112 e sua faixa título de mais de 20 minutos de duração. Mas pra felicidade de todos o disco fez muito sucesso, suas vendas renderam o primeiro disco de platina pra banda (e provavelmente muita grana pra gravadora que deve ter opinado menos nos lançamentos seguintes).
A referida faixa é a que abre o álbum e mesmo com seus mais de 20 minutos de duração não cansa o ouvinte, pelo contrário, é uma das mais empolgante da obra. Dividida em sete partes narra uma história que se passa no ano 2112, é até hoje um dos grandes clássicos da banda. Ainda merecem uma menção honrosa a faixa Something For Nothing, que fecha o disco, e a balada Tears.

Ouvi aí

Nenhum comentário:

Postar um comentário