sábado, 28 de julho de 2012

Atomic Rooster - Death Walks Behind You

Em 1969, Vincent Crane (Hammond, piano, backing vocals) e Carl Palmer (bateria, precursão) - que na época faziam parte do Crazy World of Arthur Brown - decidem formar uma nova banda, e assim nasce o Atomic Rooster. Com Nick Graham (baixo, vocais, flauta) completando o trio, o primeiro álbum do grupo sai no ano seguinte - em fevereiro de 1970, pra ser mais preciso - com o nome de Atomic Roooster (isso mesmo, um 'o' a mais no rooster).
Esse primeiro registro da banda foi o que mais se aproximou do que conhecemos como "progressivo tradicional", mas o que eu mais gosto é o segundo, por isso é ele que postearei aqui, oras!
Também lançado em 1970, no mês de setembro, esse segundo registro trazia um Atomic Rooster remodelado, com John Du Cann (guitarra, vocais) tendo entrado no lugar de Nick Graham e Paul Hammond substituindo Carl Palmer, que abandonava o barco pra fazer parte do Emerson, Lake & Palmer.

Atomic Rooster na fase do Death Walks Behind You
Com tantas mudanças assim,  a sonoridade, logicamente, não ficaria a mesma. Intitulado Death Walks Behind You, o álbum trouxe uma aura obscura pra banda, principalmente por conta da capa (uma reprodução de um quadro de William Blake) e a faixa-título, que abre o disco, e deve até ter deixado Ozzy e sua turma com medinho. Mas o que se ouve no restante do disco é "Hard-Prog" diretamente de sua melhor fonte, os anos 70... claro! A se comprovar pela faixa do vídeo abaixo.

Download

Observações pouco relevantes * Vincent Crane tocava o Hammond, um tipo de órgão bastante usado por bandas de Hard-Prog, mas quem carregava o instrumento no nome era o baterista;
* A dança das moças no vídeo acima é algo bem engraçadas;
* Após o lançamento do álbum postado a banda continuou com as intensas mudanças na formação.

2 comentários:

  1. gostei bastantão do seu blog. parabéns. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu gosto bastantão do teu já tem um tempão! :) Parabéns pra ti também e valeu, Jaime!

      Excluir